coronavírus

Pesquisa aplicou mais 500 testes rápidos em santa-marienses no final de semana

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

A pesquisa que busca fazer o levantamento de dados sobre o coronavírus no Rio Grande do Sul chegou à sua terceira etapa neste final de semana. O objetivo é realizar um teste rápido para a doença e aplicar um questionário para um morador de cada casa sorteada aleatoriamente. Com isso, pesquisadores poderão estimar a porcentagem da população que já teve contato com a Covid-19. 

Rio Grande do Sul chega a 100 mortes por coronavírus

Em Santa Maria, 500 residências foram visitadas durante os dois dias. Até as 19h30min deste domingo, cerca de um terço das 25 equipes de entrevistadores ainda seguia nas ruas fazendo os últimos testes. Dos pesquisadores que já haviam retornado, conforme a professora de epidemiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Marinel Mór Dall'Agnol, todos relataram que os testes aplicados haviam dado resultado negativo para a doença. Na rodada anterior, em 25 e 26 de abril, um teste deu positivo na cidade.

- Esses dados todos são importantes ferramentas para o poder público criar formas eficazes de distanciamento social. E não é porque foram registrados poucos casos ou nenhum, que as pessoas devem se descuidar das formas de prevenção - destaca a pesquisadora. 

Essa é a penúltima das quatro fases de exames e entrevistas. As duas primeiras aconteceram em abril, com intervalo de 15 dias em cada etapa, e a última está prevista para ocorrer no final de semana do dia 23 a 25 de maio. 

O estudo é coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) e tem participação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ao total, são nove cidades participantes: além de Santa Maria, também estão na pesquisa Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Passo Fundo, Ijuí e Santa Cruz do Sul e Uruguaiana.

Os dados colhidos são encaminhados em tempo real por meio de um aplicativo no celular do entrevistador para a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que coordena a pesquisa. As informações coletadas em Santa Maria e outras oito cidades gaúchas serão divulgadas oficialmente em uma coletiva de imprensa virtual na quarta-feira.

ENTENDA COMO FUNCIONA O ESTUDO

A pesquisa tem quatro objetivos principais:

  • Estimar o percentual de pessoas infectadas no Estado
  • Conhecer a velocidade de propagação do coronavírus
  • Identificar o percentual da população que não manifesta sintomas da doença
  • Auxiliar os governos a definir estratégias de enfrentamento da pandemia

Serão 18 mil testes aplicados:

  • O estudo ocorre simultaneamente em 9 locais: Santa Maria, Pelotas, Uruguaiana, Ijuí, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre e Canoas
  • São 500 testes aplicados em cada município por etapa, totalizando 4,5 mil no Estado. As duas primeiras fases ocorreram nos finais de semana de 12 de abril, e 25 de abril
  • Os resultados devem ser divulgados em até 48 horas após cada rodada
  • As casas visitadas serão sorteadas, por meio de regiões censitárias (de acordo com o IBGE). Em cada casa, um morador será sorteado para participar da pesquisa. Isso para que a pesquisa mostre resultados de acordo com toda a população. Caso esse morador dê resultado positivo para o vírus, os demais moradores também serão testados
  • Os pesquisadores usam equipamentos de proteção, que serão trocados a cada visita. No veículo usado por eles, haverá um cartão de identificação da pesquisa

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Clubes e bufês fechados a partir desta segunda-feira

Dia das Mães teve ruas e áreas de lazer com pouca circulação de pessoas em Santa Maria Próximo

Dia das Mães teve ruas e áreas de lazer com pouca circulação de pessoas em Santa Maria

Geral